Papa Leão XIV acena aos fiéis em sua primeira aparição pública / Foto: REUTERS/Yara Nardi
Após dois dias de conclave na Cidade do Vaticano, neste dia 8 de maio de 2025 – , os cardeais reunidos na Capela Sistina anunciaram, nesta quinta-feira, a eleição do novo Papa. O escolhido foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, que adotou o nome de Papa Leão XIV. A fumaça branca apareceu por volta das 13h08 (horário de Brasília), e, minutos depois, o cardeal protodiácono anunciou: “Habemus Papam!”
Um novo pontificado
O novo Papa é o primeiro norte-americano a ocupar o trono de Pedro. Nascido em Chicago, Prevost ingressou na Ordem de Santo Agostinho e atuou como missionário no Peru. Foi prior geral da ordem e, posteriormente, nomeado bispo de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e elevado ao cardinalato pelo Papa Francisco.
Primeiras palavras
Após sua eleição, o Papa Leão XIV apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e saudou os fiéis com as palavras: “A paz esteja com todos vocês!” Em sua primeira fala, destacou a importância da unidade da Igreja e do compromisso com os mais necessitados.
Na manhã de sexta-feira, 9, o Papa Leão XIV presidiu sua primeira Missa como Pontífice da Igreja Católica, na Capela Sistina, acompanhado pelos cardeais. A mesma capela que, menos de 24 horas antes, o viu ser escolhido como Santo Padre.

Reações
A eleição do novo Papa foi recebida com entusiasmo por líderes religiosos e políticos ao redor do mundo. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou alegria pela escolha e ressaltou a proximidade do Papa Leão XIV com o Brasil, mencionando encontros anteriores entre o então cardeal Prevost e membros da CNBB.
Por Felipe Bezerra – ICESPI